quarta-feira, 2 de março de 2016

Falando de…uma equipa

Como dizia “Aytorn Senna” – “Eu sou parte de uma equipa, então quando venço não sou só eu apenas que venço, de certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”.
Então uma Equipa é: Um Grupo de indivíduos que luta para alcançar um objectivo em comum.

Proibido numa Equipa: Ser individualista porque o objectivo é de um grupo, não interessa o talento individual...o que interessa é o esforço, o empenho da Equipa. Tem lógica que o talento, a qualidade façam a diferença, mas se não existir companheirismo, compromisso e organização na Equipa, então… não é uma Equipa, o objectivo não é o mesmo… o jogo não vai funcionar!

Formar  Homens, formar  jovens com valores é essencial, não é fácil mas esses valores são necessários ao individuo para o culminar do Grupo, ajudar o colega é ajudar-se a si mesmo, porque os objectivos são os mesmos e superiores ao seu interesse pessoal. Ou seja, como já alguém o disse “todos defendem e todos atacam”.

Podem existir "grupinhos" num balneário, normal haver uma maior ligação entre uns e outros, mas em campo quando todos vestem a mesma camisola o objectivo é um só… a Equipa vencer, porque uma Equipa tem de jogar em bloco como Una!

Cada um tem o seu papel, e todos são importantes, pois nenhum chega a uma finalização sem a ajuda do outro, uma Equipa tem uma ligação, uma conexão, como que um fio invisível, entendem-se, lutam todos pelo mesmo objectivo, têm algo em comum, compreendem-se mesmo sem falar, essa ligação é feita de companheirismo, confiança, entendimento, motivação, diversão, e sem estes elementos pode haver uma Equipa, mas o objectivo não é  igual, não tem o mesmo peso, porque a vaidade o ego de cada um, a individualidade é o cancro de uma verdadeira Equipa. A estabilidade do grupo é necessária à estabilidade do jogador e vive versa.

A Equipa perfeita não existe, pois são as nossas imperfeições que aperfeiçoam, as imperfeições dos outros!! É assim que funciona a Equipa, se fosse perfeita não tinha nada aprender, não tinha ligação, não tinha mística, não tinha intensidade, não era divertido!! Não era Una, Nada, Não Existia!! Simples assim!!


Sem comentários :