quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Características de um Grande… Treinador

A missão de pegar num grupo, lidera-lo, desenvolve-lo, transforma-lo, ser persistente é um teste aos limites do próprio treinador mas é também gratificante, na medida em que se vê frutos do trabalho desenvolvido por uma equipa que acaba por ser o seu orgulho, o seu espelho, que luta como o seu líder lhes ensinou.

Um treinador tem de ser um Líder, ter moral para… Entenda-se que nem todos têm capacidade para liderar, ou por insegurança, ou por falta de ideias, ou porque não percebem de desporto, ou simplesmente porque não conseguem transmitir os seus conhecimentos. Liderança, uns têm…outros não!

São Corajosos, afinal liderar, requer responsabilidade, ter coragem para os desafios constantes porque nem tudo se pode controlar. As (in)disposição de um jogador num dia de jogo, adversários inesperados, contratempos de ultima hora, jogos imprevisíveis, “treinadores de bancada” que ultrapassam limites, enfim… não é para todos, ser treinador é por vezes impróprio para cardíacos!! E paciência…Precisa-se!!

São Criativos, porque quem comanda tem de ter ideias, transforma-las. Dizem que uma ideia é o caos que se torna uma solução para o problema, e quando se lida com as camadas jovens…há que ter ideias e tudo o mais, possível e impossível, venha bastante criatividade tolerância e sei lá mais o quê!!

São Psicólogos, dizem que um grupo por si só terá muitas ideias. Uns jogadores querem jogar de uma forma, outros acham-se mais hábeis ou merecedores, e outros desmotivam por falta de confiança em si. E é aí que entra o treinador, para orientar todos de forma igual e na mesma direcção, é quem toma as decisões, que os torna uma equipa, quem os une. É gratificantes vê-los crescer como atletas, compensarem o treinador com atitudes de reconhecimento, humildade, momentos intensos, de alegrias e tristezas, protecção para como seu líder, porque são uma equipa e ele é o seu reflexo!!

São apaixonados por aquilo que fazem, vivem os treinos e os jogos intensamente é a sua realidade, o seu mundo, e transmite isso para a equipa, que o respeita e cumpre o que lhe é pedido, é uma união, são amigos, também eles o ensinam. Diz-se que um treinador não pode ser amigo dos seus jogadores. Como não?! Quem os protege? Quem os guia? Quem os faz crescer? Porque é isso que os verdadeiros amigos fazem connosco!!

Procuram desafios e vivem deles, porque a todo o momento líderes defrontam-se com todo o tipo de desafios, com adeptos mal formados, com egos, com quem acha que sabe tudo, miúdos com vidas difíceis, enfim… Se bem que o maior deles, será jogar com os jogadores que dispõem de momento, inventar à última hora, e rezar…


São motivadores, um líder tem de o ser! A motivação não está só no campo mas também no balneário, um treinador completo não existe só no campo, no campo é a técnica, é a táctica, no balneário é o amigo, o psicólogo, aquele sabe levantar a sua equipa quando esta precisa, nem que seja jogador a jogador, porque uma equipa também se faz no balneário, a união, a cumplicidade, o companheirismo, factores determinantes para a EQUIPA que luta para VENCER, tendo o seu LIDER como mentor, que está na sua frente para arcar com as consequências da derrota e nas suas costas deixando desfrutar a VITÓRIA!!

Sem comentários :