quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Características de um Grande… Treinador

A missão de pegar num grupo, lidera-lo, desenvolve-lo, transforma-lo, ser persistente é um teste aos limites do próprio treinador mas é também gratificante, na medida em que se vê frutos do trabalho desenvolvido por uma equipa que acaba por ser o seu orgulho, o seu espelho, que luta como o seu líder lhes ensinou.

Um treinador tem de ser um Líder, ter moral para… Entenda-se que nem todos têm capacidade para liderar, ou por insegurança, ou por falta de ideias, ou porque não percebem de desporto, ou simplesmente porque não conseguem transmitir os seus conhecimentos. Liderança, uns têm…outros não!

São Corajosos, afinal liderar, requer responsabilidade, ter coragem para os desafios constantes porque nem tudo se pode controlar. As (in)disposição de um jogador num dia de jogo, adversários inesperados, contratempos de ultima hora, jogos imprevisíveis, “treinadores de bancada” que ultrapassam limites, enfim… não é para todos, ser treinador é por vezes impróprio para cardíacos!! E paciência…Precisa-se!!

São Criativos, porque quem comanda tem de ter ideias, transforma-las. Dizem que uma ideia é o caos que se torna uma solução para o problema, e quando se lida com as camadas jovens…há que ter ideias e tudo o mais, possível e impossível, venha bastante criatividade tolerância e sei lá mais o quê!!

São Psicólogos, dizem que um grupo por si só terá muitas ideias. Uns jogadores querem jogar de uma forma, outros acham-se mais hábeis ou merecedores, e outros desmotivam por falta de confiança em si. E é aí que entra o treinador, para orientar todos de forma igual e na mesma direcção, é quem toma as decisões, que os torna uma equipa, quem os une. É gratificantes vê-los crescer como atletas, compensarem o treinador com atitudes de reconhecimento, humildade, momentos intensos, de alegrias e tristezas, protecção para como seu líder, porque são uma equipa e ele é o seu reflexo!!

São apaixonados por aquilo que fazem, vivem os treinos e os jogos intensamente é a sua realidade, o seu mundo, e transmite isso para a equipa, que o respeita e cumpre o que lhe é pedido, é uma união, são amigos, também eles o ensinam. Diz-se que um treinador não pode ser amigo dos seus jogadores. Como não?! Quem os protege? Quem os guia? Quem os faz crescer? Porque é isso que os verdadeiros amigos fazem connosco!!

Procuram desafios e vivem deles, porque a todo o momento líderes defrontam-se com todo o tipo de desafios, com adeptos mal formados, com egos, com quem acha que sabe tudo, miúdos com vidas difíceis, enfim… Se bem que o maior deles, será jogar com os jogadores que dispõem de momento, inventar à última hora, e rezar…


São motivadores, um líder tem de o ser! A motivação não está só no campo mas também no balneário, um treinador completo não existe só no campo, no campo é a técnica, é a táctica, no balneário é o amigo, o psicólogo, aquele sabe levantar a sua equipa quando esta precisa, nem que seja jogador a jogador, porque uma equipa também se faz no balneário, a união, a cumplicidade, o companheirismo, factores determinantes para a EQUIPA que luta para VENCER, tendo o seu LIDER como mentor, que está na sua frente para arcar com as consequências da derrota e nas suas costas deixando desfrutar a VITÓRIA!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Grandes Clubes e…Pequenos Grandes Clubes

Os grandes clubes com várias equipas em vários escalões, têm especialistas que andam atrás de qualquer miúdo que lhes salte à vista, tendo como consequência para os outros clubes, ficarem sem jogadores de qualidade, permanecendo então com os que ninguém levou, tendo que ter bastante criatividade para formar equipas e pegar até em quem não tem muito jeito para conseguir preencher todos os escalões, e por vezes até a própria equipa. E Milagres acontecem!!

Grandes academias têm várias equipas em competição, com miúdos que por vezes não têm capacidade para estarem inseridos em contextos competitivos, mas estas equipas apenas existem como suporte de empresas com parcerias com clubes. Enquanto que, na mesma região existem clubes que praticamente não têm atletas para as suas equipas de competição, não por incompetência, pois também estes formam grandes jogadores, mas por ambição dos pais ou um sonho dos próprios miúdos, onde são ambos levados a acreditar que este ou aquele grande clube e suas parcerias serão os que lhes vão proporcionar as grandes oportunidades, mas como se costuma dizer: “Futebol não é para quem pode, é para quem quer”.

Talvez os grandes clubes devessem ser os primeiros a perceber que os seus jogadores evoluem menos, quando terminam os campeonatos com bastantes golos e marcados e muito poucas derrotas. O que aprendem esses miúdos com este tipo de competição, e competitividade?

A derrota deveria fazer parte de um processo evolutivo. É importante para o crescimento dos miúdos a competitividade, é importante a vitória e a derrota, porque lidar com a vitória é fácil com a derrota e as frustrações da vida é que é o busílis da questão.

Dirão alguns que os clubes pequenos não têm treinadores de qualidade?


Em alguns casos. Mas é de referir também que eles existem nas estruturas dos grandes clubes, por vezes podem até ser muito bons tecnicamente, mas falta o fundamental – pedagogia – que se torna necessário em qualquer escalão. Não é fácil reunir ambas as vertentes, uns têm…outros não! Cabe aos clubes saberem avaliar! Mas também cabe aos clubes saber avaliar que tipo de treinador lhes interessa, e o se que se sobrepõe!!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016


A RETER!!!


É Fundamental Defender Valores, Formar Homens!!




LOCALIZAÇÃO




MORADA:
Rua Fernando Peyroteo
2725-310 Mem Martins

COORDENADAS:
GPS: 38.790475, -9.355389
COMO LÁ CHEGAR
http://www.codigo-postal.pt/sintra/rua-fernando-peyroteo/




domingo, 7 de fevereiro de 2016



 A Classificação das Equipas participantes no Torneio de Carnaval

      1. Algueirão
      2. Arsenal
      3. Camarate 
      4. Núcleo de Sintra
      5. E F Belém Queluz
      6. Olivais e Moscavide

                   Entrega dos Prémios:













A rifa sorteada foi o Núcleo de Sintra, obrigada pela participação!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

“FUTEBOL NÃO É PARA QUEM PODE, MAS SIM PARA QUEM QUER”

VISTO POR UM EX-JOGADOR PROFISSIONAL DE FUTEBOL

Excerto do um texto publicado na revista Visão, ponto de vista dado por JOSÉ TAIRA – Ex Jogador Profissional de Futebol em Portugal representando clubes como, Grupo Desportivo Montijo, Clube Futebol “Os Belenenses” ,C.F. Estrela da Amadora, Sporting Clube Farense, Clube Oriental de Lisboa, onde terminou sua carreira.

“A formação desportiva tem de ser delineada de forma integrada no plano académico e no seu relacionamento familiar, procurando que todos os intervenientes conduzam no sentido certo e adequado crescimento do jovem. Formar é uma tarefa de muita paciência e atenção em cada etapa do seu desenvolvimento, pois o futebol de alto nível não tem nada a ver com a formação.

Quem lá consegue chegar, não tem de ter somente boas condições técnicas - tem que reunir um conjunto de competências que passam pelo espírito de sacrifício, sentido de compromisso, gestão de expectativas, competências estas que devem ser os pais a fomentar e trabalhar. Estas novas gerações necessitam perceber que futebol não é para quem pode, mas sim para quem quer.

Os pais têm papel fundamental na formação se não alimentarem ilusões irreais e não conduzirem os seus filhos como simples marionetas ao ponto de lhes criarem traumas, que podem até matar o simples prazer de jogar à bola com os amigos no quintal da vizinha.
Neste longo percurso de formação, onde aparecem as frustrações normais de insucesso ou as ilusões exacerbadas do sucesso, são os pais o principal porto de abrigo de uma criança que aspira e tem o sonho de ser jogador de futebol e estes devem ter um papel fundamental na gestão destas expectativas de sucesso ou insucesso.

Fomentem nos vossos filhos o espírito de conquista, vontade de vencer, capacidade de sofrer e dar a volta aos problemas, que sejam eles a conseguirem dar a volta por cima.


Não joguem por eles, deixem-nos jogar.”